|
Chorando |
Chorar é normal nos bebês. Quando o bebê nasce, a primeira coisa que faz é chorar. Com o primeiro choro ele vai inspirar ar para os pulmões. Se o bebê não chorar espontaneamente depois do parto, deve-se provocar o choro beliscando-o ligeiramente ou batendo levemente nos pés. Um bebê saudável deve chorar e é um evento fisiológico normal, mesmo que possa aborrecer a mãe e os restantes membros da família.
Todos sabemos que os bebês não nos podem dizer o que precisam ou se estão em apuros. A única forma de comunicarem é chorar. Os bebês também têm outros sinais, como mexer os pés e as mães e virar a cabeça, mas a melhor forma de conseguir a atenção de alguém é mesmo chorar.
Não existe uma definição exacta para saber quando o choro é excessivo, porque os hábitos de choro variam de um bebé para outro, e alguns bebês acalmam-se mais facilmente do que outros. Se o chorar se torna insuportável para a mãe, pode ser chamado excessivo. Muitas vezes os bebés calam-se quando lhes é dado de mamar, ou quando são embalados ao colo. Choro em excesso significa que o bebê precisa da nossa atenção. As causas do choro variam de razões simples a situações de perigo de vida. Por isso, o choro de um bebé nunca deve ser ignorado. A maior parte das vezes é difícil diagnosticar porque choram. Aqui estão algumas das causas mais comuns:
1 - Fome – Um bebé com fome chorará até que lhe dêem algum leite.
2 – Fralda Molhada - A urina e as fezes causam algum desconforto, o que resulta em choro até que o bebê esteja seco.
3- Sentir-se só – A maior parte dos bebês precisa de alguém perto deles. Se se sentirem sozinhos choram. Se o brinquedo favorito deles cair para fora alcance, também choram em busca de ajuda.
4 - Cansaço – Quando o bebê está cansado ao fim do dia e não consegue dormir, ele pode simplesmente chorar. Estar em ambientes desconfortáveis ou pouco saudáveis fá-los sentir cansados.
5 - Frio ou Calor – Se o bebê sente calor ou frio, fica inquieto e começa a chorar. Os bebês ficam mais confortáveis num quarto com boa ventilação.
6 – Roupa Apertada – Roupa apertada num clima quente torna-se intolerável para as crianças. O elástico apertado de um vestido, por exemplo, pode irritar a pele e causar muito desconforto.
7 - Escuro – Quando o bebê acorda precisa de luz ténue. Se estiver no escuro começará a chorar. Também ficará irritado com uma luz muito forte.
8 - Mosquitos – Estes insectos podem perturbar o sono do bebê fazendo com que chore.
9 – Nariz entupido – Os bebês podem não conseguir dormir se tiverem constipados e continuarão a chorar até que o nariz esteja desentupido.
10 – Garganta irritada – Também dificulta a respiração e causa choro.
11 – Dores corporais – Dores no corpo resultantes de gripe ou alguma doença infecciosa pode resultar em choro do bebé
12 – Choro habitual – Alguns bebés choram sem nenhuma razão, o que pode levar os pais à beira da loucura, tentando descobrir o que estará mal. Muitas vezes telefona-se para o pediatra em busca de ajuda.
13 – Assaduras – Uma fralda apertada e molhada durante muito tempo pode causar assaduras na pele do bebé. A irritação da pele também se pode dever a uma reacção alérgica ao material da fralda. O bebê sentir-se-á muito desconfortável e começará a chorar.
14 – Dor de ouvidos – As otites são muito comuns em climas húmidos. Estas infecções podem ter origem na garganta. Uma otite pode resultar na ruptura do tímpano o que causará uma descarga de pus. Normalmente piora à noite enquanto o bebê está deitado. O bebê fica inquieto e chora, e pode não deixar tocar na orelha.
15 - Cólicas – Quando um bebê chora continuamente, a maior parte das pessoas culpa as cólicas. Este problema é ainda um assunto em debate, porque não existe uma causa exacta para as cólicas, e o diagnóstico também é difícil de confirmar. As cólicas podem ser associadas à distensão do abdómen e os bebês normalmente sentem-se melhor de barriga para baixo. Algumas crianças não deixam tocar na barriga. Se a criança chorar continuamente, é melhor consultar um médico.
16 – Infecções – Todas as infecções causam alguma dor ou irritação que fará o bebê chorar. As infecções podem surgir em qualquer parte do corpo e geralmente causam febre, vermelhidão e inchaço.
17 – Reações a algum tipo de alimento – Alguns tipos de alimento causam reações alérgicas. As alergias normalmente causam vermelhidão, falta de ar, sintomas gástricos e choro continuo.
18 – Obstipação – Bebês obstipados podem chorar quando têm vontade de defecar mas hesitam porque as fezes endurecidas lhe causam dor.
19 – Refluxo gástrico – Os bebês choram acompanhados de regurgitação de leite ou comida depois das refeições. Se isto continuar, pode dever-se ao refluxo gástrico, que se deve à inabilidade da parte inferior do esófago em se fechar depois de a comida passar, causando regurgitação. É difícil diagnosticar esta condição e pode ser confirmada dando medicamentos anti-refluxo.
20 – Desidratação – As crianças com desidratação ficam inquietas e choram. A desidratação está quase sempre associada a problemas gástricos e diarreia.
Estas são algumas das razões pelas quais um bebê pode chorar.
Esperamos que estas dicas ajudem a diagnosticar a causa do choro.
Se o choro persistir, deve contactar o pediatra imediatamente.
Fonte:
Porque chora o Bebê