Manter uma dieta saudável na gravidez é uma ótima maneira de garantir que você e seu bebê tenham boa saúde.
É uma boa idéia acrescentar algumas coisas a sua dieta diária para garantir que seu bebê receba as vitaminas e nutrientes suficientes, bem como para ajudar a manter a sua força e sua saúde.
No entanto, também é importante evitar certos alimentos durante a gravidez. Alguns alimentos estão associados com certos riscos durante a gravidez.
Mantenha-se atenta a estes “alimentos perigosos”, a fim de manter a si e o seu bebê o mais bem possível.
Álcool
Durante a sua gravidez, é importante que você tente evitar bebidas alcoólicas. Embora você possa estar acostumada a tomar um copo de vinho durante o jantar, o álcool pode danificar gravemente o seu bebê e dificultar o seu desenvolvimento.
O álcool pode passar pela placenta e impedir o seu bebê de receber o oxigênio e nutrientes necessários. Bebedeira durante a gestação também pode aumentar as chances de seu filho desenvolver síndrome alcoólica fetal, uma doença que causa grave efeitos colaterais físicos e mentais.
Carnes Mal Cozidas
Embora você possa desfrutar um bife tártaro, a gravidez não é o momento de comer carne mal cozida. Carnes mal cozidas podem transportar salmonelas, E.Coli, toxoplasmose e bactérias. Estes podem causar sintomas como náusea, desconforto e diarréia, mas, mais preocupante, eles também estão associados com aborto e parto prematuro.
Para evitar essas infecções, certifique-se que a sua carne seja bem cozida. Cachorros quentes também devem ser bem cozidos. Para ficar segura evite:
* Carne de frango, porco ou vermelha mal cozida
* Patês (incluindo frango e bovino)
* Carnes de Delicatessen
* Sushi
* Comida marinha crua, principalmente mariscos
Ovos Crus
Ovos crus não devem ser comidos e ponto final. Durante a gravidez, é importante estar particularmente atenta para ovos crus. Ovos crus transportam salmonela, que podem causar intoxicação alimentar. A diarréia e vômitos severos causados pela bactéria salmonela podem causar estresse ao bebê causando um parto prematuro. Para evitar intoxicação por salmonela, evite alimentos que contenham ovos crus, incluindo:
* Salada Ceasar
* Gemada
* Sorvete caseiro
* Maionese
Alimentos e Bebidas Não Pasteurizados
A maioria dos nossos produtos lácteos é feito a partir de leite pasteurizado. O leite pasteurizado passa por um processo de limpeza especial para remover qualquer bactéria, especialmente a listeria. No entanto, alguns alimentos são feitos com leite não-pasteurizado e pode conter listeria em pequenas quantidades. Listeria é um problema real, provocando até 2500 doenças todos os anos. Cerca de 30% das mortes por listeria envolvem mulheres grávidas e seus fetos. Então, para evitar a listeriose fique longe de:
* Queijos leves, como de cabra, brie e camembert
* Queijo branco
* Suco não-pasteurizado
* Leite cru
Peixes Com Mercúrio
O peixe é uma parte importante de uma dieta saudável na gravidez. Peixes fornecem ácidos graxos ômega-3 que podem ajudar a construir as retinas, sistemas cerebrais, e sistema nervoso do bebê. Omega-3 também reduzir suas chances de desenvolver pré-eclâmpsia.
No entanto, certos peixes têm níveis muito elevados de metilmercúrio. Metilmercúrio pode causar severos danos neurológicos e problemas de desenvolvimento no bebê, por isso é importante evitar peixes que são ricos em metilmercúrio. Tente limitar o seu consumo de peixe em cerca de 350 gramas por semana para manter uma dieta saudável durante a gestação. Também evite peixes que tem altas concentrações de mercúrio, incluindo:
* Garoupa
* Tubarão
* Espadarte (peixe-espada)
* Cação
* Marlin
Peixes que podem ser comidos incluem:
*Salmão
*Truta
*Arenque
*Sardinha
*Enguia
*Atum fresco
Peixe Com Alto Teor de PCB
Peixe criados em cativeiro/fazenda também podem ser perigoso durante a gravidez. Uma grande percentagem dos peixes criados em fazenda contem bifelinas policloradas (PCB), toxinas ambientais que podem causar problemas neurológicos e de desenvolvimento fetal. Recomenda-se que grávidas evitem comer grande quantidade de peixes mais gordurosos, porque eles retêm mais poluentes.
Aspartame
O aspartamo ou aspartame é um adoçante/ edulcorante utilizado para substituir o açúcar comum. Ele pode ser encontrado em vários alimentos, tem maior poder de adoçar (cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose) e é menos denso. Uso de prolongado de aspartame tem sido associado com câncer e imunotoxicidade, por isso o uso do aspartame durante a gravidez é desaconselhado.
Durante a gestação, verifique os rótulos dos seus produtos alimentares a procura de adoçantes artificiais. Tente utilizar edulcorantes naturais, como mel, em seus alimentos, ao invés de aspartame.
Como você pode ver existem vários alimentos saudáveis e muitos outros alimentos que devem evitados na gravidez para que você e seu bebê fiquem saudáveis.