É pouco provável que o HPV afete sua gravidez ou a saúde do bebê. Caso você tenha as verrugas típicas desta doença sexualmente transmissível, às vezes elas acabam crescendo mais rápido do que o normal durante a gestação, devido ao ambiente vaginal mais favorável, às mudanças hormonais ou a desequilíbrios do seu sistema imunológico.
Mas fique tranquila porque, na maioria dos casos, as verrugas não fazem mal nenhum a você ou ao bebê.
É possível transmitir o vírus para seu filho durante o parto, embora isso não seja muito comum. E mesmo que ele contraia HPV, são grandes as chances de ele superar o vírus sozinho, sem apresentar sintomas ou problemas.
Quando há verrugas visíveis no canal de parto, muitos médicos optam por não realizar o parto vaginal, sugerindo assim uma cesariana.
Infelizmente, ainda não há remédios para eliminar totalmente o HPV. No caso de gestantes que tenham lesões, alguns médicos podem optar por não fazer nada, já que elas costumam melhorar ou desaparecer depois do parto. Outros profissionais podem preferir tratá-las mesmo durante a gravidez.
A única coisa que você jamais pode fazer é tentar cutucar ou tirar uma delas por conta própria, o que pode piorar o ferimento, ou usar alguma medicação contra verrugas comuns.