Não há motivo para se preocupar se o bebê parece ainda não ter se mexido até agora. Por incrível que pareça, o feto já começa a se movimentar logo no início do primeiro trimestre da gestação, o que pode até ser visto através de um ultrassom realizado com 7 ou 8 semanas de gravidez.
Mas a mãe só vai sentir mesmo alguma coisa -- uma sensação descrita por algumas mulheres como se borboletas estivessem batendo asas dentro da barriga -- mais no finalzinho do segundo trimestre, talvez um pouco antes se não for marinheira de primeira viagem e já souber "reconhecer" as manifestações do bebê.
Os movimentos geralmente são percebidos entre a 16a e a 22a semana, ficando cada vez mais fortes e com jeito de chutinhos com o passar do tempo.
Algumas grávidas chegam a confundir os movimentos fetais com gases, por não saber exatamente do que eles se tratam. Mulheres acima do peso também tendem a sentir o bebê um pouco mais tarde.
Como estes primeiros movimentos são muito sutis, se você for uma pessoa bastante ativa pode acabar não percebendo nada, o que, neste estágio, ainda não é motivo de preocupação. Comente com seu médico se não sentir nada depois da 22a semana.
"A anatomia da bacia feminina pode propiciar uma maior ou menor sensibilidade à movimentação, portanto não compare o quanto você sente o bebê mexer com outra grávida", afirma a obstetra Eleonora F. Stocchero Fonseca. "Corpo e sensibilidade variam muito de pessoa para pessoa."
Tente fazer um teste caseiro para ver se consegue notar o bebê se mexendo. Deite-se de barriga para cima, coma alguma coisa e fique bem parada, prestando atenção. Talvez a sensação finalmente apareça.
Para mais informações sobre este assunto, leia nosso artigo sobre os movimentos do bebê no decorrer da gestação.