|
Prisão de ventre |
A prisão de ventre é muito frequente durante a gravidez devido às alterações hormonais, entre outras coisas, que afetam todo o sistema digestivo. No entanto, porque é que isto acontece? Durante uma gravidez o corpo da mulher produz mais hormonas do que o normal para garantir que a gestação se desenvolva normalmente. O aumento do nível destas hormonas, a progesterona, faz com que os músculos do corpo, incluindo o dos intestinos, relaxem. Assim, a comida movimenta-se mais depressa através do intestino, o que faz com que o corpo absorva mais nutrientes e água dos alimentos ingeridos.
Para além da pressão do bebé no intestino, também os suplementos de ferro podem dificultar o trânsito intestinal.
Apesar de cada mulher ter os seus sintomas, a prisão de ventre costuma causar:
Mais de quatro dias sem defecar;
Fezes duras;
Dificuldade e dores ao defecar;
Sensação de desconforto ou peso abdominal;
Dor abdominal.
O que fazer?
Estes sintomas raramente podem ser sinais de outras doenças mais graves, pelo que é recomendável consultar o seu médico se o problema persistir.
Os seguintes conselhos poderão ajudar a acalmar esse mal-estar:
Dieta rica em fibras: As fibras são muito importantes porque ajudam o intestino a trabalhar melhor. Os alimentos que lhe propomos contêm uma grande quantidade de fibras. Inclua-os na sua alimentação.
Fruta (especialmente cerejas, kiwis, frutos secos, etc.). É conveniente que coma as frutas com pele, lavando-as bem antes de as consumir.
Verduras e hortaliças. Aconselha-se que coma pelo menos uma salada por dia.
Legumes: Utilize-os como acompanhamento.
Pão e cereais. Convém que escolha pão, massas e cereais integrais em vez dos dos refinados, já que estes últimos contêm menos fibras.
Muitos líquidos
Acostume-se a beber muita água, pois a falta de líquidos contribui para que o processo de digestão seja mais lento. Embora não exista uma regra concreta no que diz respeito à quantidade necessária a consumir, procure ingerir, pelo menos, seis a oito copos por dia. Não tem que ser obrigatoriamente água, pode beber chás suaves, sumos de fruta, etc.
Exercício
Faça exercício moderadamente, como andar, nadar, fazer yoga, pelo menos duas a três vezes por semana. Isto não só a ajudará a regular as suas digestões, fortalecendo os músculos dos intestinos, como também ajuda a aumentar o seu bem-estar geral.
Se isto tudo não ajudar fale com o seu ginecologista.
O que deve evitar?
Embora seja recomendada uma dieta rica em frutas e verduras, procure evitar aquelas que provoquem flatulência, como as couves de bruxelas, os pimentos, as cebolas, etc. Desta forma, evite também a ingestão de cereais, como o arroz, pela sua capacidade adstringente.
Remédios para ter em casa
Ao pequeno-almoço tome compotas de pêra ou maça.
Inclua aveia ou cevada nos seus iogurtes.
Aumente o consumo de kiwis, sumo de laranja.
Beba café apenas com água morna.