Não há uma regra fixa, mas a maioria dos obstetras recomenda que a mulher espere o bebê nascido de cesariana ter pelo menos nove meses para engravidar de novo. O ideal mesmo seria esperar um ano depois da cesárea para engravidar.
Esse intervalo é um tema controverso entre os obstetras. Mas podemos usar como base de cálculo o tempo da cicatrização dos tecidos após um procedimento cirúrgico, e as modificações sofridas pelo útero durante a gestação e o trabalho de parto.
Após uma cesárea, os tecidos do corpo da mulher iniciam a cicatrização imediatamente, um processo que se completa entre seis meses e um ano. Quando ocorre uma nova gestação, logo no início o útero já começa a crescer, e com isso a cicatriz da cesariana anterior passa a ser pressionada.
Gestações que começam antes de seis meses pós-cesárea apresentam um risco considerável de rotura (rompimento) do útero no local da cicatriz anterior, pois ela muitas vezes não teve tempo suficiente para ficar bem firme.
Esse risco existe durante a gestação, mas principalmente durante as contrações do trabalho de parto, motivo pelo qual os obstetras não recomendam parto normal para casos assim. Na prática, o que os médicos preferem fazer para diminuir o máximo possível os riscos, em caso de gestação muito próxima a um parto cesáreo anterior, é uma cesariana antes mesmo de a mulher entrar em trabalho de parto.
Muitas mulheres engravidam sem querer menos de seis meses depois da última cesárea e não enfrentam nenhum problema. Portanto, se esse for o seu caso, não fique desesperada. O que vai acontecer é que você será monitorada mais de perto pelo seu obstetra ao longo da gravidez e nas semanas mais próximas à data provável do parto.
Uma outra vantagem de esperar de nove meses a um ano após a cesariana para engravidar de novo é que isso abre a possibilidade de se tentar um parto normal pós-cesárea para o próximo bebê