 |
Estrias |
Apesar de não ser possível prever quem é que vai ou não desenvolver estrias, a predisposição genética constitui um fator muito importante. Infelizmente não existe uma forma segura de preveni-las quando a mulher já tem esta propensão. De qualquer forma, o cuidado da pele é fundamental, pois se estiver seca, as fibras que se encontram na epiderme rompem-se com maior facilidade, ocasionando as temidas estrias. O controle do peso também é fundamental. A gestante que aumentar até um quilo por mês, ou no máximo 12 quilos durante toda a gestação, dificilmente ficará com estrias.
DICA: Uma boa medida é aplicar regularmente um creme nutritivo, emoliente e hidratante com vitamina A, óleo de amêndoas, e outros compostos especiais para melhorar a resistência cutânea. Estes produtos aplicados diariamente ajudam a pele a manter-se nutrida e hidratada, ou seja, melhor preparada para suportar o estiramento. Se possível aplicar pela manhã e a noite, ou seja quanto mais, melhor. Estrias são desesperadoras para as gestantes, mas é fácil evitar.
As estrias surgem quando a pele estica de forma muito intensa e as suas estruturas (colágeno e elastina) não conseguem suportar a pressão, rompendo-se e dando origem a uma espécie de cicatriz.Na gravidez, as estrias costumam surgir à partir do 6 mês e as principais causas estão ligadas a predisposição genética e o ganho excessivo de peso. As áreas mais afetadas costumam ser a barriga e os seios.
Dicas para prevenir-se das estrias:
Dica 1: Evite engordar muito. Na gestação é comum, natural e até necessário o ganho de peso, mas atenção para não perder a linha. Os médicos recomendam que a mulher deve chegar à 40 semanas (9 meses) com um aumento de 9 a 12Kg a mais do que tinha antes de engravidar.
Dica 2:Use sutiã de sustentação com alças largas.
Dica 3: Escolha uma calcinha com cintura alta, especialmente projetadas para mulheres grávidas. Estas calcinhas dão maior resistencia à pele do abdômen.
Use cremes com propriedades nutritiva e hidratante, específicos para prevenir estrias, é um ótimo aliado, pois a pele desidratada torna-se mais susceptível às rupturas.
Mas atenção: O uso desses cremes pode desenvolver em algumas mulheres um problema na pele chamado foliculite. Trata-se de uma inflamação do folículo piloso (local de onde nascem os pêlos). Essa inflamação é ocasionada por produtos que criam uma área de oclusão dificultando a saída do pelo e de sebo. Nesse caso suspenda o uso e procure um dermatologista para te orientar sobre qual o melhor tratamento para você.
Dica de ouro para evitar estrias na gravidez:
Mistura para fazer um creme caseiro contra estrias:
1 bisnaga de hipogloss pequena
1 vidrinho de óleo de amêndoas de boa qualidade
1 ampola de arovit (vitamina A)
1 hidratante bem grosso
Misture tudo e ponha em um pote grande. Depois é só espalhar nas regiões mais propícias ao aparecimento de estrias, todos os dias, após o banho (e sempre que achar a pele meio seca), mas evite passar nos mamilos.
Um detalhe: A mistura pode manchar um pouco os tecidos da calcinha e sutiã.