O puerpério é o período que começa no momento do nascimento do bebê e vai até seis ou oito semanas depois do parto. Durante esta etapa o corpo da mulher começa um processo de reacomodação. Os órgãos que participaram da gravidez e do parto voltam ao seu estado normal. Durante o puerpério deve-se prestar atenção aos seguintes aspectos:
Passos
1
Nos primeiros dias será preciso lidar com dores na área genital, caso tenha sido feita uma episiotomia, ou com o pós-operatório de uma cesárea. O ideal é pedir que outras pessoas colaborem com as tarefas habituais para a mulher poder se dedicar plenamente ao bebê.
2
Nesta fase o útero sofrerá contrações que serão sentidas pela mulher. Elas são provocadas pela ocitocina, um hormônio que o corpo libera durante a amamentação. Assim, o útero começa a recuperar suas medidas originais.
3
Voltar à forma física anterior ao parto não será simples. Durante esta etapa não é indicado realizar dietas rigorosas. O ideal é se hidratar bastante e começar a fazer atividade física quando o médico recomendar.
4
Com relação ao reinício das relações sexuais, geralmente é recomendável esperar 40 dias da data de parto. Mas, no caso de uma cesárea, é possível retomar as relações sexuais cerca de 20 dias depois, desde que não haja sangramentos.
5
Durante esta etapa, a mudança de humor é muito frequente. Uma queda brusca dos hormônios, ocorrida no pós-parto, provoca cansaço físico e depressão. Tudo isso somado à falta de sono pode levar à vontade de chorar e à sensação de angústia. Portanto, é muito importante compreender que o puerpério é uma etapa que pode combinar felicidade com momentos de mal-estar físico e depressão. É fundamental contar com o apoio do marido e de outros familiares para superar essa fase da melhor maneira possível.