|
Pensamento Positivo |
Para algumas pessoas, evitar engravidar é difícil, mas para outras, conseguir conceber uma criança pode ser complicado e frustrante. Só há seis dias por mês nos quais uma mulher pode engravidar e existem muitos fatores que podem afetar a fertilidade e concepção. Aprenda agora como aumentar a chance de engravidar.
Entenda como a concepção funciona: Depois de aproximadamente 14 dias depois do primeiro dia de menstruação, os ovários liberam um óvulo, e este momento é o único no qual ele pode ser fertilizado. Para aumentar as chances de gravidez, você precisa prever quando isto acontecerá.
Pare com qualquer controle de natalidade: Alguns métodos têm períodos de readaptação maiores que outros, e o tempo que levará até que o corpo da mulher volte a ovular normalmente varia. Por exemplo, mulheres que usam um contraceptivo injetável chamado Depo-Provera normalmente só engravidam depois de 9 ou 10 meses após a última injeção
Tenha um estilo de vida saudável. Controle seu peso, faça exercícios, coma alimentos saudáveis e mantenha o estresse sob controle. Doenças e estresse podem afetar o momento de ovulação, dificultando a previsão do período fértil.
O casal deve ter uma dieta balanceada, incluindo alimentos ricos em antioxidantes (frutas e vegetais, por exemplo) e vitaminas, e tentar comer menos frutos do mar, pois eles são associados a uma elevação nos níveis de mercúrio no sangue, o que afeta a fertilidade. O consumo de pesticidas também causa problemas de fertilidade, e talvez seja uma boa hora para começar a usar alimentos orgânicos. Para as mulheres, a vitamina B-9 (ácido fólico) pode reduzir o risco de ficar com espinha bífida e outros problemas de mal formação do tubo neural.
Consulte um médico para planejar a pré-concepção e identificar quais aspectos do seu estilo de vida devem mudar, assim como verificar se existem quaisquer medicamentos que o casal esteja tomando que afete a fertilidade ou cause a má-formação do feto. Podem haver vacinas necessárias para prevenir doenças ou defeitos na criança.
Pare de fumar. O tabaco afeta a composição do muco cervical, o que pode obstruir a fertilização. Fumar também reduz a qualidade e contagem do esperma, e a simples exposição à fumaça do cigarro já pode causar todos estes malefícios
Consulte um médico para planejar a pré-concepção e identificar quais aspectos do seu estilo de vida devem mudar, assim como verificar se existem quaisquer medicamentos que o casal esteja tomando que afete a fertilidade ou cause a má-formação do feto. Podem haver vacinas necessárias para prevenir doenças ou defeitos na criança.
Pare de fumar. O tabaco afeta a composição do muco cervical, o que pode obstruir a fertilização. Fumar também reduz a qualidade e contagem do esperma, e a simples exposição à fumaça do cigarro já pode causar todos estes malefícios.
Durma melhor. Privação de sono pode reduzir o nível do hormônio leptina, sem o qual a ovulação é prejudicada.
Marque o primeiro dia e a duração da menstruação, todo mês.
Se o ciclo menstrual ocorrer a cada 28 dias, você pode presumir com certa segurança que a ovulação ocorre 14 dias depois do primeiro dia de menstruação.
Se o ciclo tiver mais de 28 dias mas for regular, subtraia 18 da duração média do seu ciclo; por exemplo, se a sua menstruação ocorre a cada 35 dias, a diferença é de 17. É neste dia que espera-se que a ovulação ocorra.
Se os ciclos forem curtos, irregulares ou imprevisíveis, o método acima não funcionará.
Meça a sua temperatura corporal basal todos os dias. Esta temperatura é a temperatura de seu corpo em completo repouso e pode ser medida com um termômetro específico para tal.
Trace um gráfico em um papel ou no computador, com as datas na horizontal e a temperatura na vertical. Existem tanto tabelas de fertilidade disponíveis online para impressão quanto serviços online de previsão de fertilidade.
Procure um aumento gradual ou súbito de temperatura (entre 0,3 a 0,85°C). A fertilidade é maior três dias antes do aumento da temperatura basal, e se houver algum padrão mensal, você poderá prever o melhor momento para conceber.
Observe as mudanças no muco cervical todos os dias. No início de um ciclo menstrual, ele é escasso, espesso e denso, mas quando a ovulação se aproxima, ele fica mais escorregadio e abundante (lembrando clara de ovo), para facilitar o trabalho do espermatozóide. Para verificar o seu muco cervical, lave as mãos, passe papel higiênico ou os dedos na abertura da vagina para examinar a cor e consistência do muco e anote.
Verificar o muco cervical serve para reforçar as observações sobre ovulação feitas nos passos anteriores. Aproximadamente 22 de cada 100 mulheres que usam somente este método por um ano engravidam. Ele é menos eficiente para mulheres que produzem pouco muco ou que usam produtos de higiene feminina e duchas. Verificar o muco logo depois de tomar banho, nadar ou ter relações sexuais também pode afetar a precisão deste método.
Se não a incomodar, você pode observar a posição do colo do útero para determinar a ovulação. Limpe bem as mãos e insira dois dedos para sentir o colo do útero. Se ele estiver seco e duro, como a ponta de um nariz, a ovulação ainda não ocorreu. Durante a ovulação, ele fica mais alto e parece mais mole e úmido.
Teste a sua urina com um kit de monitoramento de ovulação. Eles são vendidos em farmácias e detectam as mudanças hormonais que ocorrem logo antes da ovulação. Siga as instruções do kit com cuidado. Este método pode ser caro e deve ser usado depois da execução dos passos acima (veja nos Avisos); porém, possui a vantagem de lhe dar um aviso antecipado.
Tente conceber baseada na previsão de ovulação. Tente pelo menos uma vez por dia nos dias anteriores e durante a ovulação, ou pelo menos duas ou três vezes por semana, quando não houver previsão de ovulação. Não se preocupe com uma baixa contagem de esperma ou em exaurir o esperma do parceiro. Embora relações frequentes reduzam a contagem de esperma a curto prazo, ainda há chances muito boas de concepção se o casal tentar conceber com mais frequência
Fique na posição. Apesar de ainda haver controvérsias, acredita-se que posições que deixem o esperma mais próximo do colo do útero aumentam a chance de concepção, e a posição papai-mamãe com um travesseiro sob o quadril da mulher é a mais recomendada. Permaneça na cama por pelo menos meia hora, para dar ao esperma chance de chegar ao óvulo.
Aproveitem o tempo juntos. O orgasmo feminino tem uma função importante de facilitar o trabalho do esperma; além disso, tentar engravidar de modo forçado, seguindo um cronograma estrito, pode causar estresse e redução na intimidade emocional e física entre os parceiros. É recomendado manter a espontaneidade no relacionamento, para mitigar o estresse.
Faça um teste se a sua menstruação atrasar. Espere pelo menos 28 dias de atraso para fazer um teste caseiro, ou poderá obter um falso negativo. Exames de sangue feitos em laboratório são mais precisos e podem ser feitos logo que a menstruação atrasar. Se você tiver apenas um pouco mais (ou menos) de 30 anos, estiver em boa saúde e não tiver concebido em um ano mais o período estimado de recuperação do seu método contraceptivo, consulte um médico. Mulheres mais velhas, com ciclos menstruais mais longos que 35 dias ou com motivos para suspeitar de baixa fertilidade devem ir ao médico mais cedo.
Dicas
Só porque o primeiro filho foi concebido facilmente não significa que uma gravidez futura será fácil. À medida que uma mulher envelhece, a chance de concepção reduz.
Evite o seguinte:
Sprays vaginais e absorventes com aroma, que podem desequilibrar o pH da vagina.
Lubrificantes artificiais, óleos vegetais e glicerina, que matam o esperma.
Duchas alteram a acidez normal da vagina e podem eliminar o muco cervical requerido para transportar o esperma.
Cuidado com os mitos da gravidez.
Não foi comprovado que o café reduz a chance de concepção, mas estudos mostram que cafeína em exagero pode aumentar a chance de abortamento natural.
Calças apertadas não interferem na produção de esperma.
Avisos
Kits de monitoramento de ovulação podem ser tão específicos em relação ao momento que você pode errar por se concentrar apenas no curto período de tempo definido pelo kit. O uso destes kits também gera ansiedade e estresse, que não ajudam nas chances de concepção.
Certifique-se de que ambos os parceiros estão livres de doenças e infecções antes de suspender qualquer método contraceptivo de bloqueio (como a camisinha).