|
Estimulação |
A estimulação intrauterina foi e é objeto de estudos e uma das conclusões mais relevantes é que as circunstâncias e o ambiente em volta da mãe durante a gravidez afetam a formação da criança.
Aprenda aqui algumas atividades que você pode realizar durante a gravidez para estimular o desenvolvimento do seu bebê.
Passos
1
Mensagens verbais: é importante que tanto a mãe quanto o pai conversem com o bebê na barriga, contem histórias e cantem para ele. A estimulação auditiva desenvolve a criatividade e a inteligência no feto.
2
As mensagens não verbais incluem carícias e silêncios. A falta de atenção também está incluída no grupo de mensagens enviadas ao bebê e é um estímulo negativo.
3
Utilize a música para estimular o bebê. Escolha melodias suaves, com ritmos repetitivos e principalmente músicas instrumentais. Existem CDs especialmente gravados para a estimulação intrauterina.
4
Evite as situações de estresse e de angústia. Elas aceleram o ritmo cardíaco da mãe e esta variação é sentida pelo bebê, que pode se assustar.
5
A partir da 15ª semana de gestação, os bebês começam a desenvolver as terminações nervosas responsáveis pela diferenciação dos sabores. Consuma alimentos variados e preste atenção nos sabores que fazem com que o bebê se movimente mais.
6
Evite a exposição a barulhos inesperados como buzinas, motores ou batidas. Você pode notar que o bebê se sobressalta em resposta a um estímulo assim.
7
Não estimule o seu filho em excesso. Qualquer atividade para estimulá-lo deve ser moderada para evitar uma sobrecarga de informação que cause irritabilidade e cansaço mental.
Importante
Está provado cientificamente que as crianças estimuladas durante a vida intrauterina têm maior capacidade de atenção, predisposição para aprender e mais aptidões para se sociabilizar.