Pílulas
1) Tenho muitas espinhas e isso atrapalha muito o meu relacionamento na escola. Fico magoada comigo mesma cada mês que passa, pois tudo se repete. É verdade que as pílulas contra a gravidez podem me ajudar?
Sem dúvida algumas pílulas poderão ajudar à adolescente. Mesmo que ela não tenha necessidade do controle da fertilidade, poderá usá-la para tratar a pele. Existem um ou dois tipos mais indicados para isso. Seu médico de confiança saberá qual.
2) Ainda não tomo anticoncepcionais, pois tenho medo de iniciar a atividade sexual. Ao mesmo tempo tenho receio em, de repente, acontecer algo e eu não estar preparada. Que devo fazer?
Você necessita reconhecer o momento certo para iniciar o uso de pílulas anticoncepcionais para melhor proteção de uma gravidez indesejada. No entanto, se acontecer, você poderá recorrer à anticoncepção emergencial. São duas pílulas que contêm os mesmos hormônios, mas em doses mais elevadas e que deverão ser ingeridas, no máximo, até 48 horas após a relação.
3) Eu gostaria de iniciar o uso de pílulas, mas um exame ginecológico me assusta! Como fazer?
O primeiro exame poderá ser embaraçoso, mas logo você irá adquirir confiança no(a) profissional que o(a) examinar e se habituará a ele(a). No entanto, a escolha de um(a) médico(a) que realmente mereça a sua visita é um ponto dos mais importantes e difíceis. Você deverá tentar um e, ao iniciar a sua consulta, fale sobre os seus temores e ele(a) saberá como proceder.
4) Meu relacionamento com meu namorado está ficando cada dia mais sério e tenho medo... Como posso iniciar a tomar pílulas?
Em primeiro lugar você deverá consultar um(a) médico(a) de sua confiança, pois ele(a) a irá orientar sobre qual o melhor método, nas circunstâncias atuais, para você. Poderá ser outro método mais adequado para a seu organismo. O mais freqüentemente usado na adolescência é a pílula.
5) Se eu iniciar a tomar os anticoncepcionais orais vou engordar?
Nos dias atuais, a quantidade de hormônio contida em cada pílula anticoncepcional é muito pequena e um dos efeitos colaterais dela é realmente o aumento de peso causado pela disposição maior em se alimentar. Algumas pílulas, para você, vão causar mais peso outras nenhum aumento de peso. Estará sendo lançada no mercado um novo anticoncepcional oral que deverá revolucionar os métodos já existentes de anticoncepcionais visto que, devido seu novo progestágeno, não haverá ganho de peso !
6) Eu gostaria de iniciar o uso de pílulas, mas com 17 anos dizem que as pílulas vão me fazer mal.
Não existe nenhum trabalho de cunho científico que comprove que as pílulas anticoncepcionais iniciadas aos 16 ou 17 anos possam causar danos ao organismo da adolescente. Pelo contrário, uma gestação indesejada nessa idade poderá causar maiores danos.
7) Meu namorado e eu passamos a viver juntos, mas não queremos ter filhos nos próximos 8 anos. Tomar pílulas por um período tão longo é seguro?
Não há razão para preocupações. Mantenha o seu exame periódico anual com o seu médico de confiança relatando a ele qualquer modificação ou alteração do seu organismo que lhe chame a atenção.
8) Se eu estiver com diarreia e vômitos, isso poderá interferir na eficácia da pílula?
Poderá. Dependerá de quão forte são os seus vômitos e diarreia, pois é possível que a pílula não seja absorvida. Para ter certeza de que isso não redundará numa gravidez, use até o final do ciclo, um outro método como o condão (camisinha).
9) Minhas menstruações são muito fortes e dolorosas. As pílulas poderiam me ajudar nesses sintomas.
Os anticoncepcionais orais, geralmente, fazem o seu fluxo menstrual mais fraco e indolor. Você deverá perguntar ao seu médico se, no seu caso, elas poderão ser usadas para melhorarem os sintomas.
10) Tomei numa ocasião em que tive sexo desprotegido, duas pílulas do dia seguinte recomendadas pelo meu médico. Posso repetir mais vezes?
A repetição da anticoncepção emergencial com as duas pílulas tomadas no dia seguinte não possui risco conhecido quando repetidas. No entanto, não é aconselhável usar essa forma como método de rotina para evitar a gravidez.
11) Tomo pílulas há muitos anos. Vai ser difícil ficar grávida?
Ao suspender os anticoncepcionais orais o seu organismo retorna as suas funções normais em 30 a 60 dias. Muito raramente persiste a anovulação (falta de desprendimento do óvulo no ovário) o que vai produzir um período sem menstruação. Se você possuía, anteriormente, um problema de fertilidade juntamente com seu companheiro, esse problema ainda estará lá!
12) A pílula aumenta o risco de câncer de mama?
Não existe nenhum estudo que tenha demonstrado essa relação. No entanto, você deverá fazer seu auto-exame das mamas uma vez por mês para melhor controle da sua saúde.
13) Devo esperar alguns meses após terminar o uso de pílulas para, então, engravidar?
Não há necessidade disso. Você poderá engravidar já na primeira ovulação.
14) Quanto tempo devo esperar para iniciar a tomar pílulas?
O uso da pílula só poderá ser iniciado após o desmame ou quando o bebê tiver de 8 a 12 meses. Se você iniciar o uso de anticoncepcionais orais antes disso, o prejuízo ao neném poderá ser grande, pois o seu leite poderá "secar".
15) Estou amamentando. Existe uma pílula especial para quem amamenta?
Sim, existe. É a mini-pílula que contém somente um hormônio e não interfere na lactação. No entanto, ela não é tão segura como as outras. Logo que o bebê passa a tomar mamadeira ou após 8 ou 12 meses, use as pílulas convencionais.
16) A pílula é perigosa para mulheres acima de 35 anos?
Não. Se no entanto você tiver efeitos colaterais mais fortes ou for uma fumante, ou for diabética ou for hipertensa ou tiver outra enfermidade grave, a pílula não deverá ser usada.
17) Sou fumante desde os 18 anos e tenho agora 38. Tomo pílulas desde os 20. Li a respeito das fumantes que poderiam abrandar os seus riscos com pílulas tomando a mini pílula que contém só progesterona. É verdade?
Sim, mas observe o seguinte: a minipílula não possuía a mesma eficácia da pílula convencional e é muito mais fácil parar de fumar...
18) Sempre tive menstruações muito prolongadas e fortes. A pílula poderia ajudar?
Sem dúvida, mas caso a menstruação não tenha para você, um significado tão conservador, um inceptivo poderá ser considerado.
19) Tomei a pílula do dia seguinte e não senti nenhum efeito colateral. Isso é normal ou ela não fez efeito nenhum?
A pílula do dia seguinte não causa nenhum sintoma. O que ela faz e tornar o ambiente uterino inóspito para o óvulo que porventura for fecundado, impedindo a nidação e, como conseqüência, a gestação.